-105

Em 2016, com o resultado da eleição do tema central do Congresso de Estudantes do Colégio Dom Pedro II (CONDEP), fomos convidados a refeltir os contextos políticos, econômicos, sociais e culturais do nosso país.

Sem dúvida, este convite nos induziu a repensar a função social da escola para as crianças e os jovens que, futuramente, conduzirão o Brasil. Assim, "não fugimos à luta" e fomos em busca de encaminhamentos pedagógicos que dessem conta da complexidade dos novos tempos.

Desta forma, tentamos nos aproximar das questões que envolviam a temática “Brasil, verás que um filho teu não foge à luta”, nas esferas política, social, educacional, científica e tecnológica, com o intuito de colaborarmos com a formação de sujeitos críticos, capazes de comprender o mundo com autonomia, observando-o com um olhar sensível e humano, a fim de contribuir com os seus posicionamentos tanto no espaço escolar, quanto – e, talvez, sobretudo - fora dele.

Nesse cenário, sabendo dos nossos compromissos pedagógicos, continuamos nossa caminhada educando com amor e responsabilidade, regidos sempre pelos princípios éticos, em prol da formação humana de nossas crianças e adolescentes. Nossos(as) professores(as), alunos(as) e colaboradores(as) desenvolveram um trabalho sério, acreditando na educação como importante dispositivo de transformação social e, por isso, não mediram esforços em materializar o nosso informativo anual, apresentando, nesta edição, alguns dos nossos encaminhamentos pedagógicos. Trata-se de um trabalho que reflete o compromisso com uma sociedade verdadeiramente cidadã, assentada em mecanismos sociais que garantam a liberdade, a justiça e a igualdade para todos. Esperamos que essa leitura seja um convite para continuarmos refletindo as nossas conquistas e, ainda, o quanto temos que nos esforçar para alcançarmos o futuro que desejamos construir.